Os conflitos homofóbicos na escola e a teoria do reconhecimento
Date
2011-09-06Metadata
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A presente dissertação trata acerca dos Conflitos homofóbicos na escola, e a teoria
do reconhecimento . Pertence à linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas
Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
Santa Maria, Rio Grande do Sul. Tal dissertação tem por objetivo discutir de que
modo a teoria do reconhecimento pode contribuir para compreender e solucionar os
conflitos homofóbicos na escola, entre alunos do Ensino Médio. Para alcançar tal
proposta temática, optou-se pelo método interativo, fundado no processo dialéticohermenêutico.
Como instrumento de pesquisa, tem-se a aplicação de um
questionário para coletar a opinião dos estudantes do Ensino Médio acerca da
homoafetividade, do preconceito, da homofobia, bem como sobre o reconhecimento
dos homossexuais, com o intuito de solucionar os conflitos homofóbicos. Cabe
mencionar que os resultados da pesquisa são avaliados tomando por base uma
abordagem qualitativa e quantitativa. Na análise dos dados, é possível verificar
como a homofobia se forma. Com base nisso, é mostrada maneiras de como o
conflito homofóbico escolar pode ser trabalhado e enfrentado, com o intuito de
compreendê-lo e solucioná-lo. Sendo assim, conclui-se a dissertação com uma
resposta positiva ao que tange à tentativa de solucionar os conflitos homofóbicos na
escola. Tal tentativa é possível pela teoria do reconhecimento de Hegel (2008) e
Honneth (2009).