Aprendizagem docente de professores alfabetizadores de aprendizes surdos
Date
2011-10-27Metadata
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Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento
Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria. A partir de fios teóricos que contemplam estudos de Vygotski (1997, 2006, 2007, 2010a),
Bakhtin (1988, 2003, 2010), Bolzan (2001, 2009, 2010); Leontiev (1984); Tardif (2002); Nóvoa
(1991, 1995), Skliar (1995, 1997, 2010), buscamos compreender os processos engendrados na
constituição da docência alfabetizadora e os elementos que constituem o processo de aprender
a ser professor alfabetizador de aprendizes surdos; e conhecer as concepções acerca da
docência desses professores. Para tanto, optamos por trabalhar com a abordagem de pesquisa
qualitativa de cunho sociocultural de Vygotski (2006, 2007, 1997); Bakhtin (1988, 2003); Freitas
(1994, 2002); Connelly e Clandinin (1995) e Bolzan (2001, 2006, 2009) cujas ideias contribuíram
para o processo das análises das narrativas de quatro professoras alfabetizadoras do Sistema
Público Estadual de Educação de Santa Maria. Tendo como base as concepções vygotskianas e
bakhtinianas de aprendizagem, compreendemos o sujeito como construção das interações
históricas e sociais, assim, utilizamos como instrumento para a coleta de dados, entrevistas
narrativas, orientadas por tópicos guias, e acreditamos que esse instrumento é favorável para
compreendermos os sentidos e significados da docência no contexto da surdez. A partir da
análise das narrativas das professoras alfabetizadoras, foi possível evidenciarmos três
categorias que assinalam elementos referentes à aprendizagem docente de professores
alfabetizadores de aprendizes surdos: a incipiência da docência no contexto da surdez; a
produção da docência no contexto da surdez e a consolidação da docência no contexto
da surdez. No caminho percorrido durante a pesquisa, identificamos também que as categorias
exploradas estão vinculadas à ação pedagógica que se constitui na tomada de consciência
sobre as exigências do campo de saber; as narrativas mostram que à medida que as
professoras foram exercendo a docência no contexto da surdez, se desenvolveram como
professoras, alterando modos de fazer a partir de saberes construídos por meio da prática
constituída na colaboração entre os sujeitos envolvidos no processo. Foi possível compreender
que as categorias se consolidam na tessitura do desenho professoral com distintas marcas que
permeiam o modo de atuação das professoras, fonte de reflexão e entendimento das exigências
da docência no contexto da surdez. Nesse sentido, compreendemos que a aprendizagem da
docência nessa especificidade se dá no contexto dialógico, demanda saberes e atuação
diferenciados devido às especificidades relacionadas ao contexto cultural. Compreendemos que
a solidariedade docente é marca que perpassa as três categorias apresentadas, elemento
constituinte da aprendizagem do campo de saber. Os professores surdos e ouvintes são
estímulos auxiliares uns para os outros, constituindo o conhecimento pedagógico compartilhado
como elemento favorável ao processo de aprendizagem docente no contexto da surdez.