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dc.creatorBerger, Sâmara Bittencourt
dc.date.accessioned2017-03-14
dc.date.available2017-03-14
dc.date.issued2004-07-16
dc.identifier.citationBERGER, Sâmara Bittencourt. (THE DEVELOPMENT OF THE SPECIAL BEARERS OF NEEDS FROM 2 A 7 YEARS OLD THROUGH THE ACTIVE METHODOLOGY: A STUDY OF CASE AT RIO PARDO.). 2004. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6985
dc.description.abstractThis work consists of a study that has as objective investigate how active classes helping on the development of infants with special bearers of needs with mental defi-ciency, encouraging the use from the creativity, challenging the initiative, emphasiz-ing the resolution of problems, applying a program of activities, games, jokes and toys in physical education assets sessions, encouraging creative, intellectual, and corporal abilities of development. The subjects of this study were 6 infants from 5 to 7 years old, boys that study at Special School Renascer - APAE at Rio Pardo /RS, since the two first years of their life in stimulation classes. The infants participated actively of 35 physical sessions of education applied, where they were analyzed qualitative and quantitative aspects of their development. In this it researches quali-tative, that is characterized like a study of case ethnographic, the facts were collected through the observation participant, analysis of documents, filming, pictures and newspaper of field. It verified that this active methodology is utilized since the stimu-lation groups from the childlike education, in physical sessions of education, contrib-uting of significant form in the development of the special bearers of needs, specificly in the corresponding aspects to motricity global, expression sensorial, time space organization, memorization, reasoning, imagination, oral expression, cooperation, creativity and autonomy.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectPortadores de necessidades especiaispor
dc.subjectMetodologia ativapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectDevelopmenteng
dc.subjectSpecial bearers of needseng
dc.subjectActive methodologyeng
dc.subjectPhysic educationeng
dc.titleO desenvolvimento do portador de necessidades especiais de 5 a 7 anos através da metodologia ativa: um estudo de caso em Rio Pardopor
dc.title.alternative(The development of the special bearers of needs from 2 a 7 years old through the active methodology: a study of case at Rio Pardo.)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um estudo que tem como objetivo investigar como aulas ativas ajudam no desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especi-ais com deficiência mental, encorajando o uso da criatividade, desafiando a iniciati-va, enfatizando a resolução de problemas, aplicando um programa de atividades, jogos, brincadeiras e brinquedos em sessões ativas de educação física, incentivando habilidades de desenvolvimento corporal, intelectual e criativo. Os sujeitos deste es-tudo foram 6 crianças de 5 a 7anos, meninos, freqüentadoras, da escola Especial Renascer APAE - Rio Pardo /RS, desde os dois primeiros anos de vida em classes de estimulação. As crianças participaram ativamente de 35 sessões de educação física aplicadas, onde foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos de seu desenvolvimento. Nesta pesquisa qualitativa, que se caracteriza como um estudo de caso etnográfico, os dados foram coletados através da observação participante, aná-lise de documentos, filmagens, fotos e diário de campo. Verificou-se que a metodo-logia ativa é utilizada desde as turmas de estimulação da educação infantil, em ses-sões de educação física, contribuindo de forma significativa no desenvolvimento dos portadores de necessidades especiais, especificamente nos aspectos corresponden-tes a motricidade global, expressão sensorial, organização espaço temporal, memo-rização, raciocínio, imaginação, expressão oral, cooperação, criatividade e autonomia.por
dc.contributor.advisor1Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766084A1por
dc.contributor.referee1Krebs, Ruy Jornada
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787855U5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771563Y4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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