Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Abstract
Este estudo insere-se na linha de Pesquisa de Formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Busca identificar a presença do fenômeno social conhecido por Burnout entre 39 docentes que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais - NEE, - incluídos em 9 Escolas da Rede Comum de Ensino do município de Três de Maio, RS, provenientes da Escola Especial Helen Keller. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem quantitativa, na qual foi utilizado um instrumento: o Inventário MBI - Maslach Burnout Inventory- de Maslach e Jackson, na versão ED Educators Survey - que possibilita identificar a síndrome de Burnout em professores. Foi realizado um resgate teórico acerca da formação de professores, da identidade do docente que desenvolve seu trabalho com alunos com NEE e uma busca mais abrangente sobre a origem e os caminhos que levam ao Burnout. Através da análise dos resultados, verificou-se a presença da síndrome em 21% das professoras pesquisadas. 26% das docentes analisadas estão com alta exaustão emocional. Constatou-se que são as professoras das disciplinas de Matemática e Ciências, Geografia e História, Artes, Educação Física e Inglês, as mais atingidas pelo Burnout. Tal resultado mostra a urgente necessidade de rever e reavaliar o processo de formação de professores e a importância de uma abordagem menos racional, menos fragmentada e mais humanizada para os currículos dos cursos de educação. Devido à complexidade da temática em epígrafe, urge que se dê continuidade ao presente estudo. Uma investigação mais aprofundada acerca dos sentimentos que permeiam o fazer do docente que lida com alunos com NEE viabilizaria uma melhor compreensão de seu sofrimento e, em decorrência disso, vislumbraria possibilidades de intervenção, com o uso de estratégias e recursos para minimizar esse problema que ora atinge essas profissionais da educação que desenvolvem suas atividades pedagógicas em Escolas da Rede Comum de Ensino.