Trabalho e pedagogia: considerações a partir dos discursos de pedagogas na escola
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2012-03-19Metadatos
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Considerando pesquisas anteriores e experiência na graduação em
Pedagogia, constatou-se que a ênfase do trabalho dos/das pedagogos(as) está no
trabalho como professor(a), conforme descrevem as políticas públicas,
especialmente a Resolução 1/2006, que apresenta a docência como base para o
curso de Pedagogia. Com base neste contexto, buscou-se, com esta pesquisa,
compreender como pedagogas graduadas, entre 2005 e 2010, no curso de
Pedagogia, que trabalham atualmente em escolas, entendem e descrevem o seu
trabalho, percebendo ou não este direcionamento de seu trabalho para a docência.
O aporte teórico-metodológico para o desenvolvimento da pesquisa apresenta uma
perspectiva dialética. Como procedimento, realizou-se um estudo com pedagogas
através de questionários sobre o que elas entendiam e descreviam por seu trabalho,
tendo como base as categorias: Trabalho, Pedagogia, Curso de Pedagogia e
Pedagogos(as) e, posteriormente, realizou-se um grupo de interlocução para
discussão e problematização das análises com os sujeitos da pesquisa. A análise
dos dados embasou-se na Análise de Conteúdo. Realizou-se, ainda, uma retomada
histórica do curso de Pedagogia no Brasil, pesquisa documental dos Projetos
Pedagógicos do curso de Pedagogia de 2004 e 2007 e das Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Curso de Pedagogia, acreditando que a historicidade contribui para
uma maior compreensão sobre o trabalho dos/das pedagogos(as). Ainda, no
referencial teórico, realizaram-se discussões sobre trabalho e sobre a Pedagogia
como ciência da educação. Com esta pesquisa evidenciou-se que a Pedagogia
ainda precisa ser problematizada a fim de conseguir sustentar-se como ciência da
educação. Além disso, é mister que o trabalho dos/das pedagogos(as) seja
aprofundado em diferentes contextos na tentativa de desmistificar a ideia de que o/a
pedagogo(a) só trabalha na sala de aula.