As concepções sobre o processo de leitura e escrita de uma professora alfabetizadora do meio rural
Abstract
Este trabalho apresenta os resultados alcançados na pesquisa de mestrado
desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria - PPGE/UFSM, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento
Profissional. Através dessa pesquisa, foi possível perceber as concepções que norteiam a
prática alfabetizadora de uma professora atuante em uma escola rural do município de Santa
Maria/RS. Para a escritura desse trabalho, foi necessário utilizar referências que pudessem
embasar as informações coletadas ao longo da pesquisa nos campos da História de Vida,
Alfabetização, História da Educação, Prática Educativa. Para tanto, destacaram-se: Minayo
(2010), Gatti; André (2010), Macedo (2006), Souza (2006), Antunes (2004, 2005, 2011,
2011a), Freire (1977, 1996), Freire; Macedo (2011), Soares (2010). A metodologia que
embasou essa investigação foi a abordagem qualitativa, utilizando o método História de Vida.
Para a coleta das informações foram utilizados o Relato Autobiográfico Escrito, Encontros de
Aproximação, Entrevista Semi-estruturada, Registro em Diário de Campo. As concepções da
alfabetizadora foram sendo construídas ao longo de sua carreira docente, nos trabalhos em
grupo realizados pelas professoras rurais, na experiência em classes multisseriadas que a
participante dessa pesquisa atuou em seu início de carreira. Nesse sentido, foi ao longo das
suas vivências dentro da escola e do meio rural que a professora concebeu a atual concepção
que tem hoje sobre o processo de leitura e escrita. Ao longo dos encontros ocorridos no
período de coleta de informações, foi perceptível o envolvimento e o engajamento da
professora com a escola e com o meio rural, espaços que fazem parte de sua vida pessoal e
profissional há 27 anos. Com isso, no desenrrolar da pesquisa, notou-se a sua prática
libertadora, afetiva, amorosa, bases que norteiam a teoria do educador Paulo Freire (1996).