Guardiões das águas mirins: integrando experiências de preservação de recursos hídricos e educação ambiental no município de Tenente Portela - RS
Resumen
Abundante na natureza em diversas formas, a água possui propriedades físicas e químicas extremamente importantes para a manutenção e proliferação da vida. O homem, ao longo de sua história, tem usado esse recurso de forma múltipla, como por exemplo, abastecimento, produção agrícola e industrial, transporte, lazer, geração de energia, ente outros. O aumento da população e das atividades econômicas vem impondo consequências ambientais negativas à realidade mundial, que resultam em perdas na qualidade e quantidade dos recursos hídricos. Frente a isso, a educação ambiental aparece como norteadora de mudanças de conceitos e posturas, visando um futuro melhor para as gerações vindouras. Esta pesquisa teve como objetivo promover o fomento de práticas de conservação, preservação e recuperação de recursos hídricos na escola, através do acompanhamento das ações do Projeto Piloto Guardiões das Águas Mirins no Município de Tenente Portela - RS desenvolvidas com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório. Adotou-se a pesquisa-ação como metodologia por ser indicada para pesquisa em Educação Ambiental. Nesta pesquisa, os participantes deixaram de ser objeto de estudos para serem pesquisadores e produtores de conhecimento de sua própria realidade. A formação e capacitação dos professores para trabalhar a educação ambiental em todas as áreas do ensino foram de suma importância, desta maneira as atividades realizadas com os alunos representaram instrumentos eficazes para se conseguir criar e aplicar formas de interação sociedade-natureza. Verificou-se com esta iniciativa resultados otimizados, através da sensibilização dos alunos e da comunidade escolar as ações foram viáveis na melhoria do ambiente local conduzindo na preservação e o cuidado com os recursos hídricos.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]