Prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM: fluência tecnológica no moodle
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2012-03-12Metadatos
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O objetivo desta pesquisa é analisar se a fluência tecnológica no Moodle
potencializa a prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM.
Conforme os princípios da investigação-ação escolar e do diálogo-problematizador
freireano, priorizamos conceitos como a interação, interatividade, colaboração e
monitoramento online, pois constituem ações essenciais para a fluência tecnológica.
Operar com fluência, no sentido de compreender, criar, modificar e compartilhar
colaborativamente, é essencial para problematização das situações-limite,
transformando a prática dialógico-problematizadora em caminho para a
emancipação dos estudantes na EaD. A obtenção dos dados envolveu as seguintes
etapas: estudo bibliográfico, observação participante, questionário survey do
Moodle e questionário. A delimitação, organização e análise dos dados foi realizada
a partir da orientação metodológica de três matrizes: Matriz Dialógico-
Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-
Analítica (MTA). Os resultados da investigação apontam que a prática dos tutores
na UAB/UFSM alcança os índices desejáveis de dialogicidade e problematização
em torno dos conteúdos curriculares desde que a fluência tecnológica não se limite
aos patamares técnico e prático apenas. Conclusivamente, a fluência tecnológica
no Moodle potencializa diálogo-problematizador quando a prática dos tutores
perpassa tanto os níveis técnico e prático quanto emancipatório.