Comprometimento políticos dos professores: resgate e busca nas tramas das práticas escolares
Resumo
A presente dissertação teve como intuito investigar o nível de politização dos professores e se este condiciona o comprometimento político destes trabalhadores frente ao contexto educacional da rede pública estadual de Santa Maria, tomando como referência as políticas educacionais atuais que têm na autonomia, na democracia as principais características da gestão escolar. Nesse sentido, saber como está e porquê está a politização dos professores levando-se em consideração os aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que perpassam o pensar e o fazer destes trabalhadores converte-se em possibilidade de discussão, compreensão e construção de um efetivo e consciente engajamento com a educação no seu sentido social. Dessa forma, não só os professores, mas todos os sujeitos envolvidos no trabalho pedagógico da escola precisam refletir e ter consciência sobre quem são, de que lado estão e para quem e por quem trabalham e lutam, o que corresponde fazer um inventário crítico e consciente de si mesmos e do próprio trabalho de modo contextualizado. Para tanto, o caminho metodológico da pesquisa esteve fundamentado na abordagem qualitativa, numa perspectiva crítica, sendo a observação participante e o grupo focal as técnicas elegidas para a coleta dos dados, cuja análise de tais informações ocorreu através de análise de conteúdo. Como resultado ficou evidenciado que o trabalho dos professores ainda está extremamente fragmentado aos moldes do trabalho fabril e reforçado pela formação tecnicista muito presente nas concepções e práticas escolares. Nessa organização de trabalho o que vigora é mais o senso comum que a práxis, o que aponta à apatia política em relação à profissão e à realidade social, mas à desistência, à resistência e o comprometimento político possível em relação à educação e à sociedade. Essas categorias ocorrem pelo fato de que os próprios professores têm consciência que precisam antes olhar para si mesmos como categoria de trabalhadores, com vistas a constituírem a respectiva identidade profissional. Ao encontro disso a formação continuada na escola a partir das suas necessidades mostra-se como a grande aliada nesse processo de formação técnica e política dos professores e, portanto, na reconstrução do trabalho da escola. Conforme os referidos resultados esta Dissertação de Mestrado buscou contribuir com estudos que se dirijam à construção da cidadania, tomando como base a politização dos professores com vistas ao comprometimento político como classe trabalhadora, tornando-se este, uma das prerrogativas para uma educação mais equitativa, cidadã, voltada para uma sociedade verdadeiramente democrática. Através deste posicionamento, portanto, defendo uma urgente e necessária reflexão histórico-crítica do trabalho do professor e da escola no contexto capitalista com vistas ao entendimento e à luta pela função social dessa instituição educativa e concomitantemente a responsabilidade e o papel do professor nesse trabalho.