A construção do conhecimento histórico através das fontes: aproximações e distanciamentos entre as políticas públicas educacionais e as práticas escolares no ensino da História
Resumo
Nascida dos constantes questionamentos das práticas escolares referentes ao ensino da
História, a presente pesquisa volta-se ao estudo da orientação dada aos professores pelo
Ministério de Educação (MEC) brasileiro. Busca-se, então, uma reflexão acerca dos limites e
possibilidades de se colocar em prática nas escolas públicas uma proposta de ensino que
privilegie o estudante como produtor do conhecimento através da crítica ao documento
histórico. Para tanto, pensou-se em estabelecer um diálogo sobre as recentes mudanças nas
práticas escolares e políticas públicas notadamente através dos Parâmetros Curriculares
Nacionais além de um atento olhar para a evolução, também, na pesquisa histórica. Por
meio deste estudo, considerou-se que a indicação feita pelos PCN conduz a uma proposta de
ensino que privilegia a análise e crítica de vestígios do passado em suas mais variadas
manifestações discursivas , bem como a consequente aproximação entre a escola e a
pesquisa histórica. Nesse ínterim, são consideradas as práticas dos professores de História da
rede pública através de questionários aplicados na intenção de evidenciar aquilo que, de
fato, está sendo feito nas salas de aula do Ensino Fundamental no município do Rio Grande.
Dentre o saldo da análise dos questionários, é possível perceber que, mesmo sem que a
proposta dos Parâmetros tenha sido mencionada pelos professores-colaboradores, as fontes
históricas são recorrentemente utilizadas como recursos didático-metodológicos das aulas
ministradas pela maioria desses. Por fim, a coleta dos dados foi feita através de uma proposta
de experimentação em uma turma de 9º ano da Escola Municipal Mate Amargo (Rio
Grande/RS). Tal proposta foi organizada com base na parametrização dada pelo MEC aos
professores do 4º ciclo do Ensino Fundamental. As concepções dos estudantes sobre fontes e
conhecimento histórico, bem como as práticas escolares referentes à proposta, conduziram a
análise na parte final desta pesquisa.