Educação ambiental, intercultura e formação de professores(as): contribuições de Paulo Freire
Resumo
Esta pesquisa de Mestrado em Educação, na Linha de Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional, no PPGE, da UFSM tem como objetivo contribuir com
subsídios teóricos e epistemológicos para a formação de professores (as), buscando ampliar as
concepções e práticas em Educação Ambiental no cotidiano da escola, numa perspectiva
intercultural de Educação. Esta dissertação de caráter bibliográfico traz uma investigação
sobre algumas ideias e proposições de Paulo Freire que possam contribuir com a formação de
professores no que diz respeito à Educação Ambiental em particular. Buscando um
aprofundamento teórico-bibliográfico, foi estabelecendo-se diálogos interculturais (Fleuri,
2003), entre as interlocuções e leituras realizadas sobre educação, Educação Ambiental e
formação de professores. Consta ainda da investigação de algumas proposições presentes nas
obras de Freire que venham a contribuir para a compreensão das questões ambientais numa
perspectiva global, tais como cidadania, amorosidade, tolerância, saberes populares e
autonomia. O referencial que orientou o olhar investigativo e reflexivo do pesquisador
(BARCELOS, 2005) no sentido da produção das informações de pesquisa (JACQUES
GAUTHIER, 1998), foi estabelecimento através de diálogos que privilegiassem os aspectos
interculturais (CANCLINI, 2003) com imaginários e representações sobre as questões
ambientais, a formação de professores (ARROYO, 2004), Paulo Freire (1994, 1997, 2001,
2008) e entre diferentes autores. Assim foi se construindo o meu percurso, buscando
compreender como algumas proposições, a partir dos pressupostos freireanos, podem
contribuir para a formação de professores (as). A relevância desta pesquisa está na perspectiva
de uma educação que valorize o diálogo, a comunicação e a autonomia, pois para Paulo Freire
é através da educação que se promove a transformação do indivíduo. Transformar no sentido
de que o educando se torne o verdadeiro sujeito da construção de seu conhecimento.