A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necessária na Formação do Técnico Agrícola
Abstract
O trabalho A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necessária na Formação do Técnico Agrícola, desenvolveu-se junto ao GEPECIM - grupo de estudos e pesquisas em educação científica, tecnológica e Matemática no âmbito da linha de pesquisa de Práticas Educativas nas instituições, do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. Este estudo teve o objetivo de estudar as concepções e práticas em educação ambiental que permeiam a formação profissional do Técnico Agrícola no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul (CEFET-SVS/RS) tendo em vista que, após a conclusão do curso, os Técnicos Agrícolas costumam desempenhar atividades em empresas rurais e urbanas vinculadas ao meio rural e assim passam a exercer um importante papel na busca de uma produção que respeite ao ambiente e à vida, tanto de produtores, como de consumidores. A questão central que se procurou responder foi a relação entre o planejamento e o trabalho desenvolvido em educação ambiental, bem como o enfoque dado. Para a coleta de informações, foi realizada a análise documental dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional - Área Agropecuária: e dos Programas das disciplinas que compõem o currículo do Curso Técnico Agrícola nas Habilitações em Agricultura, Agroindústria e Zootecnia; aplicação de questionários aos professores e alunos e a observação de algumas aulas. Tomou-se como base de informações as concepções e as práticas programadas e desenvolvidas sobre Educação Ambiental por professores e alunos dos Cursos Técnicos Agrícolas. Foi possível perceber que os referenciais e programas disciplinares sugerem um conjunto de competências a serem desenvolvidas no currículo por se vinculam à educação ambiental. Por outro lado, há disciplinas que se relacionam diretamente às questões ambientais, por trabalharem com aspectos interferentes no ambiente, porém ainda muito vinculadas aos aspectos econômicos e biológicos, em detrimento dos políticos, sociais e éticos. Os professores e alunos evidenciaram preocupação com as questões ambientais e reconheceram que os maiores problemas estão relacionados ao manejo das pragas e doenças, aos cultivos agrícolas, às criações zootécnicas e ao destino dos resíduos da produção agroindustrial. Concluímos que há a necessidade de se promover um trabalho interdisciplinar, que oportunize uma visão mais ampla e profunda e conduza à percepção da complexidade que é o trabalho em educação ambiental, a fim de possibilitar uma formação do Técnico Agrícola voltada para a responsabilidade ambiental e humana como exige o mundo atual.