A relação pedagógica e o enfrentamento dos conflitos e das violências na escola
Date
2012-03-19Metadata
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O presente trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas
Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de
Santa Maria. Esta investigação, cujo tema é a relação pedagógica, os conflitos e as violências
na escola, está integrada ao grupo de pesquisas Afetos Morais e ao seu projeto principal Os
conflitos e os sentimentos presentes na relação pedagógica e seus entrelaçamentos na
construção da personalidade moral . O objetivo desta pesquisa foi investigar se a forma como
são trabalhados os condicionantes da relação pedagógica, em sala de aula, favorece ou não o
enfrentamento das violências. Para tanto, observei as aulas de uma professora de Educação
Física e três turmas de quinto ano (participantes da pesquisa), com as quais ela trabalha em
uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Santa Maria RS. O
tipo de pesquisa utilizado foi o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os instrumentos
de investigação foram: a observação direta, a entrevista semiestruturada e o questionário. A
análise de dados foi sob o aporte teórico dos seguintes autores: relação pedagógica e seus
condicionantes: o saber (ESTRELA, 1994), atividades (ESTRELA, 1994; ASSIS, 2003); as
regras (DE VRIES, ZAN, 2003; VINHA, 2003); violências (MORAIS, 1995); conflitos
(VINYAMATA, 2005). Com base na análise dos dados, observou-se que a prática pedagógica
da professora contribuiu, de alguma forma, para o enfrentamento dos conflitos e das
violências. Porém, poderiam ser intensificados os trabalhos na valorização dos sentimentos
dos alunos e na sua participação na elaboração e na modificação das regras.