Educação de jovens e adultos uma perspectiva freireana e intercultural
Abstract
A presente Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na linha de
Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Esta
dissertação tem como temática central a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Tendo nesse sentido como problema de pesquisa, a seguinte questão: Qual a
atualidade das proposições Freireanas para a Educação de Jovens e Adultos no
contexto da educação brasileira? E como objetivo geral: Investigar quais as
contribuições e a atualidade das ideias e proposições epistemológicas Freireanas
para a Educação de Jovens e Adultos. Para o desenvolvimento desta Dissertação
de Mestrado, adotou-se uma abordagem metodológica de cunho qualitativo,
utilizando a pesquisa do tipo bibliográfica. Quanto ao referencial teórico utilizado, o
mesmo é constituido basicamente por Paulo Freire (1980, 1992, 2002, 2005) em
diálogo com outros interlocutores como: Arroyo (2000), Barcelos (2005, 2006, 2010),
Fleuri (2001, 2003, 2007), Henz (2002, 2006, 2010), Souza (2002), entre outros.
Inicialmente na pesquisa realizou-se um mapeamento do cenário histórico da
Educação de Jovens e Adultos, tendo como referência histórica e epistemológica a
proposta de alfabetização de adultos idealizada por Paulo Freire (1921-1997). Nesta
fase, percebeu-se que Freire trouxe, e ainda traz, muitas contribuições para a EJA,
uma delas é sua proposta de alfabetização de adultos. Pois, esta se diferencia das
propostas que tivemos e/ou temos, as quais propunham unicamente a
codificação/decodificação da leitura e da escrita, desvinculada da realidade, da
cultura e das necessidades dos(as) alfabetizandos(as). E, é por essa razão que,
num segundo momento, foi realizada uma aproximação, por meio de um paralelo,
entre essa proposta Freireana e a EJA como ela se apresenta no atual cenário
educacional brasileiro. Buscando assim demonstrar a atualidade das contribuições
de Paulo Freire para a referida modalidade. Além disso, também foram realizadas
aproximações entre a proposta Freireana e a perspectiva intercultural de educação,
procurando identificar as contribuições de ambas para a formação dos
professores(as) da EJA na atualidade. A relevância desta pesquisa está centrada na
atualidade das contribuições de Paulo Freire para a EJA, as quais instigam o(as)
educadores(as) a (re)criar, (re)inventar, (re)descobrir formas de (re)educar nossos
jovens e adultos.