Educação musical na cuica: percussões e repercussões de um projeto social
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2012-06-25Metadatos
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A presente dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes
(LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) e vincula-se ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM
Formação, Ação, e Pesquisas em Educação Musical da UFSM. A pesquisa teve
como objetivo geral, investigar as repercussões da Associação CUICA na vida de
quatro jovens percussionistas participantes do grupo de percussão, através de suas
narrativas. Como objetivos específicos, buscou-se compreender como se aprende
música na Associação CUICA mediante a prática da percussão como eixo do
trabalho. Buscou-se também entender como as experiências musicais na CUICA
percutem e repercutem na vida dos seus participantes e refletir como essas
experiências entram e atravessam suas vidas. Para tanto a revisão de literatura foi
constituída de autores que discutem sobre educação musical e projetos sociais tais
como OLIVEIRA (2003); KATER (2004); KLEBER (2003, 2006, 2008); PAIVA (2004);
GUAZINA (2011); entre outros. A pesquisa também contou com apoio teórico
de estudos sobre experiências de DEWEY (1959, 2003, 2011); LARROSA BONDÍA
(2002); JOSSO (2010), os quais possibilitaram refletir sobre as experiências.
Metodologicamente a pesquisa desenvolveu-se pelo método qualitativo, através de
entrevistas narrativas KVALE, 1994; (BAUER E GASKELL, 2002; FLICK, 2009;
CRESWEL, 2010). Neste processo de investigação foi possível identificar as
principais experiências musicais e algumas repercussões destas nas vidas dos
participantes. Constatou-se que os quatro jovens pesquisados tem uma vida intensa
na CUICA e, em decorrência, experiências diversas que derivam de suas
participações no grupo de percussão e atravessam suas vidas. Hoje, os quatro
jovens estão trabalhando com música profissionalmente e manifestam o desejo de
continuar estudando música.