Repercussões das atividades desenvolvidas pelos projetos institucionais da UFSM no âmbito do PIBID/CAPES/MEC em escolas públicas de educação básica
Abstract
Nesta pesquisa, buscamos compreender as repercussões em Escolas Públicas de
Educação Básica (EPEB) das atividades realizadas nos subprojetos desenvolvidos no
âmbito dos projetos institucionais PIBID/CAPES/UFSM. Para isso, nos propusemos a
responder o seguinte problema de pesquisa: Que aspectos principais caracterizam as
modificações na organização e no desenvolvimento do trabalho escolar em EPEB,
envolvidas na realização de atividades no âmbito dos projetos institucionais
PIBID/CAPES/UFSM? Devido à natureza deste problema, para elaboração de uma resposta
adequada, trabalhamos com informações qualitativas, o que qualifica nossa investigação
como de natureza qualitativa. As fontes de informação utilizadas na pesquisa foram de três
tipos, a saber: sujeitos (membros de equipes gestoras de EPEB e bolsistas supervisores de
subprojetos PIBID/CAPES/UFSM 2007 e 2009 - professores de educação básica -), espaços
(eventos institucionais PIBID/CAPES/UFSM) e documentos (subprojetos
PIBID/CAPES/UFSM 2007 e 2009). Os instrumentos utilizados para coleta de informações
nessas fontes foram entrevistas, observações e roteiros de análise textual. A pesquisa
envolveu 07 membros de equipes gestoras de EPEB, 08 professores bolsistas supervisores,
03 outros sujeitos, os quais eram, ao mesmo tempo, membros de equipes gestoras e
professores bolsistas supervisores, 02 eventos institucionais PIBID/CAPES/UFSM e 10
subprojetos PIBID/CAPES/UFSM. A partir das análises realizadas, podemos afirmar que as
atividades desenvolvidas pelos subprojetos tiveram repercussões diferentes em cada
escola, pois ocasionaram mudanças em dois âmbitos. Primeiro, no âmbito da organização
do trabalho escolar, foram encontradas mudanças que, devido à natureza (materiais) e grau
de envolvimento dos profissionais das EPEB, são, em sua maior parte, superficiais e com
duração equivalente às dos subprojetos, uma vez que incluíam acréscimo de tarefas a
membros das equipes gestoras das escolas, criação de reunião de professores para
realização de encontros de formação continuada, atendimento a alunos com dificuldades de
aprendizagem. Neste âmbito, ainda destacamos a criação ou revitalização de espaços
escolares como uma mudança que tem potencial de perdurar, isto é, de transcender o
tempo de desenvolvimento dos subprojetos PIBID nas escolas. Segundo, no âmbito da
organização escolar, foram identificadas mudanças que se referem a inserção de novas
metodologias de ensino, bem como reformulações nas práticas pedagógicas de professores
das escolas envolvidas. Estas modificações implicam alterações mais profundas no trabalho
desenvolvido pelos seus professores, exigindo reorganização de seus pensamentos acerca
de conceitos utilizados e atitudes tomadas. Assim, tais modificações, pelas suas próprias
características, apresentam um potencial maior de perenidade, enquanto que as
modificações apresentadas no primeiro âmbito costumam ter uma duração mais restrita ao
período de desenvolvimento das atividades dos subprojetos.