Projeto "pequenos leitores": uma análise reflexiva acerca da construção da leitura e da escrita na criança de 5 a 6 anos
Abstract
Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo reflexivo acerca da construção da leitura e da escrita de crianças de 5 a 6 anos a partir do Projeto "Pequenos Leitores". Como objetivo da investigação definiu-se: compreender as mediações pedagógicas desenvolvidas neste projeto e a sua relação com a construção da escrita e da leitura das crianças. Baseado em uma pesquisa-ação analisou-se as construções produzidas no projeto, pela turma de Pré-escolar do turno da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasilina Terra. Este trabalho reconhece que as experiências infantis com a leitura e a escrita iniciam-se muito antes do trabalho sistemático em contexto escolarizado e que o trabalho docente na Educação Infantil precisa reconhecer, valorizar e pensar que a criança convive com a leitura e a escrita no seu cotidiano e pensar nessa questão desde bem cedo, faz parte para desenvolver e reconhecer as construções infantis. Desta forma, a partir do estudo desenvolvido destaca-se que, as mediações pedagógicas como: a seleção das obras, a inserção do projeto dentro da rotina, a participação da família, a representação da obra pela criança, a relação da criança com a obra e a forma de sua apresentação a seus colegas: possam reforçar esta ideia em que a construção da leitura e da escrita em crianças já pode começar a ser construída a partir contação de histórias , levando em conta todas as mediações pertinentes neste projeto, são de suma importância para o seu desenvolvimento interpretativo e imagético as histórias apresentadas e que esta é uma das formas ou maneiras para que a contribuição da Educação Infantil dentro da construção da leitura e da escrita em crianças ainda não alfabetizadas, seja desenvolvida de forma que seja prazerosa e atrativa para as crianças.