A mediação das tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar
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2012-08-03Metadatos
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A dissertação intitulada A Mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação
no Contexto Escolar , trata da mediação das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs) no desenvolvimento da gestão em âmbito escolar no sentido de
verificar a apropriação das mesmas pela gestão das escolas de modo a propiciar
trabalhos participativos e aproximação do coletivo escolar. O problema de pesquisa
pode ser identificado pelo questionamento: como a mediação das TICs pode
contribuir para o desenvolvimento da democratização da gestão escolar no contexto
do ensino médio de duas escolas públicas estaduais do estado do Rio Grande do
Sul, na cidade de Santa Maria, considerando as políticas públicas educacionais?
Este problema leva ao objetivo deste trabalho que é identificar se a mediação das
TICs pode contribuir para o desenvolvimento da democratização da gestão escolar,
considerando a existência de recursos nas escolas para que tal aconteça. O
contexto pesquisado foram duas escolas da rede pública estadual de Santa Maria,
tendo no ensino médio o foco de atenção. Esta pesquisa, portanto, resulta das
Políticas Públicas relacionadas às Tecnologias quando inseridas na escola no
sentido de proporcionar novas formas de comunicação entre os sujeitos
pertencentes às duas escolas pesquisadas, favorecendo, desta forma, um maior
intercâmbio nas práticas de gestão em seus aspectos administrativo-pedagógicos. A
pesquisa é classificada como um Estudo de Caso de caráter qualitativo, em que os
instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários e observação participante. A
pesquisa é relevante devido a necessidade e urgência do tema Tecnologias de
Informação e Comunicação no âmbito da gestão escolar, para que assim
educadores possam compreender e refletir as transformações que ocorreram e
ainda ocorrem no campo do trabalho e que perpassam a educação. Da pesquisa
realizada observamos pouco conhecimento das TICs por parte dos professores
como resultado da pouca utilização das mesmas na gestão escolar.