Ecos da ponte pênsil sob as águas da razão e da emoção
Fecha
2005-03-23Metadatos
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Este estudo vai discutir e investigar na vertente fenomenológica, a percepção do corpo, como unidade expressiva do pensar, sentir e agir, face às implicações sociais e culturais da representação, apropriação e interpretação desta dimensão no processo pedagógico da formação humana nas narrativas das histórias de vida do Professor. Nesta trajetória, o cenário macro e micro da historiografia vai evocar os aspectos emocional, simbólico e estético dos gestos, hábitos, estilos e atitudes, para além de problematizar os valores e comportamentos da sociedade, além de ratificar a identidade individual, coletiva e social do professor no ritual mítico, da festividade enquanto memória e da fantasia enquanto esperança do sentido criativo ontológico, natural e humano do ente histórico.Os fatos revelados na pesquisa da memória do corpo próprio, vivido nas esferas das relações sociais e afetivas das fontes orais, vão propor um jeito de existir, ético, harmônico, orgânico e sensível, uma identidade partilhada, que redescobre na Phisis e na Paidéia Grega um modelo de formação para repensar os currículos da formação do profissional de educação. O discurso, por vezes, hermético e anárquico, envolve a imagem, a metáfora, o mito, a obra e a arte, a parábola e a auto biografia no processo dialético de resistência e transgressões aos emolduramentos da realidade sensível na corporalidade do observador pesquisador, para refletir e ousar a imanência e a transcendência de outras dimensões, percepções e valores na linguagem acadêmica, no viés da complexidade, do pensamento sistêmico e na filosofia da cosmovisão oriental.