Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas
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2013-02-20Metadatos
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Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvida na Linha
de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. A temática configura-se pelos
processos construtivos da identidade profissional do pedagogo, justificando-se a
partir da compreensão de que toda profissão assegura uma identidade e, na atual
conjuntura social, encontra-se em crise. Assim sendo, buscamos investigar a
formação, a prática profissional e as políticas públicas como processos construtivos
que marcam a configuração identitária do pedagogo. Para isso, entrevistamos cinco
pedagogos com experiência profissional no contexto da Educação Infantil e Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, da cidade de Santa Maria RS. Utilizamos como
abordagem metodológica a modalidade História Oral de Vida, (Meihy, 2007 e
Thompson, 1992), tendo a narrativa gravada e transcrita com instrumento de coleta
de dados. A fundamentação teórica e as análises têm o aporte teórico em autores
como (Nóvoa, 1992, 2009; Abraham, 1986; Libâneo, 2003, 2006; Saviani, 2007,
2008 e Gadamer, 1993).