Decorrências do processo formativo com vistas à educação inclusiva no fazer pedagógico de egressos dos cursos de Licenciatura da UFSM
Date
2013-03-11Metadata
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Esse estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Consiste em uma investigação sobre a relevância da disciplina Fundamentos da Educação Especial, inserida na matriz curricular dos cursos de Licenciatura da UFSM, atendendo à Portaria Ministerial Nº. 1.793/94. A partir de experiências vivenciadas, como professora substituta do Departamento de Educação Especial e da disciplina Fundamentos da Educação Especial, ambos da UFSM, aponto como foco desse estudo investigar a relevância dessa disciplina no fazer pedagógico de professores egressos de cursos de licenciatura frente ao processo de inclusão escolar. Imbuída dos pressupostos de Schön (1992) vi como premente a necessidade de refletir sobre a prática desenvolvida por mim no exercício da docência. Embasou-se também na teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1991), na qual o autor acredita que o homem é um ser social, formado dentro de um ambiente cultural historicamente definido, assim o desenvolvimento é resultado das interações sociais. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa descritiva, e contou com uma entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados. Esta foi realizada com seis professores egressos dos seguintes cursos: Artes Visuais Licenciatura em Desenho e Plástica, Matemática Licenciatura Noturno e Música - Licenciatura da UFSM. A interpretação e análise dos conteúdos basearam-se na Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2008). As conclusões reafirmam que um dos elementos para o desenvolvimento de um fazer pedagógico que considere a inclusão escolar encontra-se na garantia ou na promoção de formação inicial que possibilite ao futuro professor da rede regular de ensino mudar seus valores e concepções, desenvolvendo ações pedagógicas adequadas frente ao processo de inclusão escolar. Além disso, registrou-se por parte dos sujeitos sugestões/reivindicações para que seja modificada e ampliada a carga horária, possibilitando maior apresto para o desafio que o cenário educacional se propõe.