Atividades de estudo de física hipermidiáticas: flexibilidade cognitiva, interatividade, interação e visualização
Abstract
O objetivo principal desta pesquisa foi investigar a contribuição da hipermídia educacional como
mediação tecnológica para o desenvolvimento de atividades de estudo e, consequentemente, para a
compreensão dos conhecimentos abordados no ensino médio de Física. Para isso, trabalhamos com a
elaboração e análise de atividades de estudo hipermidiáticas, estruturadas em consonância com a
abordagem contida nos parâmetros curriculares nacionais. Este processo ocorreu juntamente com
físicos-educadores em formação inicial, contribuindo assim para as futuras práticas escolares dos
mesmos, no âmbito do ensino médio. Utilizamos como concepção de pesquisa a investigação-ação,
que envolveu o desenvolvimento de ciclos caracterizados pelos momentos de planejamento, ação,
observação e reflexão. A obtenção dos dados envolveu os seguintes instrumentos: análise de
documentos, questionário, e as ferramentas fórum, tarefa e wiki do Moodle. A análise destes dados,
que ocorreu no momento de reflexão da investigação-ação, possibilitou-nos concluir que as
características potencializadas pela hipermídia educacional flexibilidade cognitiva, interatividade,
interação e visualização contribuem significativamente para o desenvolvimento de atividades de
estudo de Física, e, com isso, para a compreensão dos conhecimentos físicos abordados no ensino
médio.