Ingeburg Hasenack: memórias de uma educadora musical
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2013-04-18Metadatos
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A presente proposta, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, objetivou compreender a trajetória de vida pessoal e profissional da professora Ingeburg Hasenack. Buscou-se ainda conhecer as práticas de ensino de música desenvolvidas pela professora, além de refletir sobre os professores que fizeram parte de sua trajetória de formação e as implicações de seu trabalho nos contextos em que atuou. Como referencial, utilizou-se os estudos sobre memória de velhos (BOSI, 1994; POLLAK, 1989, 1992) e memória docente (NÓVOA, 1992; GOODSON, 1992; CATANI et al. (2000). Através desses autores apresenta-se a análise da história de vida da professora Ingeburg Hasenack, incidindo sobre os elementos constitutivos da memória, objetos biográficos presentes em sua narrativa, professores que figuraram como modelos docentes em sua trajetória, além de outros elementos apontados durante a pesquisa. No que tange à abordagem metodológica, utilizou-se os estudos (auto)biográficos (ABRAHÃO, 2003, 2004; MEIHY, 2005; ALBERTI, 2004, 2005) e a história de vida como método de investigação (FREITAS, 2006; ALBERTI, 2004, 2005; MEIHY, 2005; FISCHER, 2011), amparando-se nos estudos voltados à memória de velhos (BOSI, 1994). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista de história de vida (ALBERTI, 2004, 2005). A partir dos dados produzidos e das reflexões sobre a trajetória de vida pessoal e profissional da professora Ingeburg Hasenack, foi possível construir, junto à entrevistada, traços de uma trajetória intensa, amorosa e apaixonada, marcada por práticas afetivas , contribuindo para uma maior compreensão da carreira docente e da história da área.