Formação inicial de professores e dispositivo grupal: compondo processos formativos
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2013-03-28Metadatos
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Esta dissertação inscreve-se na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento
Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de Santa Maria. Tendo como referência a experiência formativa do Grupo de
Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social GEPEIS, através do
dispositivo grupal realizamos a pesquisa que tem como objeto de estudo a
Disciplina Complementar de Graduação (eletiva) denominada Dispositivo Grupal e
Formação Docente, ofertada ao curso de Pedagogia (diurno) da mesma
universidade. A metodologia utilizada foi a cartografia, em que, através das
observações dos participantes, das vivências grupais, das narrativas apreendidas e
dos registros no diário de classe, configuram os dados desta pesquisa. Na
composição teórica, sobre as questões de formação partimos de Ferry (2004);
Nóvoa (2009), nas teorias de grupo com Pichin-Rivière (1998); Barros (2009); Souto
(2003); Fernández (2006); Bleger (1998); Quiroga (1989); Oliveira (2006, 2009).
Para a análise dos dados utilizamos a abordagem hermenêutica a partir de Delory-
Momberger (2008); Gadamer (2008). Assim, a produção coletiva dos processos de
subjetividades em torno da formação dos futuros professores, e o grupo como
dispositivo de formação, sobretudo pela importância deste à prática docente,
configuraram o estudo em questão. Compor esses processos, como exercício
cartográfico significou muito mais do que pesquisar: instigou e envolveu
pesquisadores e pesquisados em torno da reflexão do lugar do Dispositivo Grupal
e sua importância à formação docente. Portanto, o contexto em que ocorreu a
formação dos acadêmicos em relação às teorias de grupo, considerando-se toda a
complexidade deste espaço, foi permeado de aprendizagens significativas
relacionadas à importância deste saber o dispositivo grupal - para a formação de
professores, à escola e à Educação.