Futuros professores e a organização o ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docência
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2013-05-15Metadatos
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Esse trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e tem seu foco voltado a um espaço de discussão sobre a formação dos alunos do Curso de Pedagogia e Matemática da Universidade Federal de Santa Maria que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O principal objetivo consiste em investigar a aprendizagem da docência de futuros professores no processo de organização do ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o estudo centrou-se na organização das atividades no Clube de Matemática CluMat, onde são estudadas, planejadas, desenvolvidas e avaliadas propostas para o ensino de matemática nos anos iniciais, usando como fundamento teórico-metodológico a Atividade Orientadora de Ensino AOE (MOURA, 1996, 2001). A análise dos dados pautou-se em referenciais teóricos da perspectiva histórico-cultural, em especial Vigotsky (2002) e Leontiev (1978) que nos conduzem à compreensão de que o ser humano aprende em interação com outros indivíduos e que através de atividades se apropria da cultura na qual se insere. Assim, analisamos quatro etapas que compõem a organização do ensino no CluMat que são: o estudo do conteúdo matemático; o planejamento; o desenvolvimento; e a avaliação. Para a coleta de dados, acompanhamos a participação neste espaço de cinco alunos de graduação quatro do curso de pedagogia e um do curso de matemática - através de observações de reuniões de estudos e também de um questionário. Para apresentação e análise dos mesmos, utilizamos a ideia de episódios, proposta por Moura (2004). Elencamos quatro eixos norteadores: 1- Estudando matemática: estatística nos anos iniciais; 2- Planejando coletivamente: o caso da AOE sobre estatística; 3- Desenvolvendo a AOE: estatística no Clube de Matemática; 4- Avaliando a AOE: repensando a prática no Clube de Matemática. A partir da análise, concluímos que as diferentes situações vivenciadas no CluMat proporcionam aos acadêmicos novas aprendizagens. Ao atuarem no coletivo, acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática, ambos com conhecimentos de áreas diferentes, são motivados pelos mesmos objetivos e, apesar das divergências, se complementam visando suprir a necessidade de organização do ensino. Neste contexto, verificamos que, ao organizarem o ensino num movimento de compartilhamento de ações, os futuros professores aprenderam na docência, reavaliando a atividade e aprimorando sua prática docente.