Interação colaborativa em hipermídia educacional no ensino-aprendizagem de física
Abstract
Essa dissertação sinaliza a importância da interação colaborativa no ambiente escolar em
tempos de ensino-aprendizagem de Física em rede, mediado por tecnologia educacional. A
prioridade foi a interação colaborativa na problematização de situações-problema, mediadas
tecnologicamente por hipermídias educacionais. As atividade foram elaboradas pelo
físico-educador para que os estudantes compreendessem conceitos, leis e fenômenos físicos,
em dois contextos distintos: curso de Física (licenciatura plena da UFSM) e Ensino Médio
(escolas públicas). Por meio de um trabalho investigativo incentivou-se a interação
colaborativa, resolvendo situações-problema propostas, em atividades de estudo, mediadas
por heurística, em hipermídia educacional. A partir da interatividade hipermidiática,
pesquisou-se a influência desta tecnologia educacional computadorizada em rede, como
potencializadora da interação colaborativa. Estas atividades de estudo realizadas auxiliaram
para que de fato ocorresse, a interação colaborativa, entre os estudantes, no
ensino-aprendizagem da Física em rede. Os dados foram analisados e elencados em quatro
categorias pré-estabelecidas: Interatividade, Interação Colaborativa e Inovação e/ou práticas
inovadoras no Ensino-aprendizagem de Física. Conforme os resultados obtidos, nessa
pesquisa, sob a ótica das categorias de análise, pode-se afirmar que os estudantes sentiram-se
a vontade para interagir colaborativamente com seus colegas nas atividades de estudo com
mediação das hipermídias educacionais, no ensino-aprendizagem de Física. Ressaltou-se a
ideia de que o diálogo-problematizador, como potencializador da interação colaborativa, em
torno dos conceitos, leis e fenômenos físicos, foi construído a partir de situações-problema,
proporcionando aos estudantes cognoscência em outros contextos reais e concretos.