Da cerâmica arqueológica indígena à cerâmica artística contemporânea: uma questão de identidade cultural na formação e ação de professores.
Abstract
A presente pesquisa que se insere na Linha de Pesquisa: Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria
UFSM inicia-se por uma investigação acerca da identidade cultural ou a percepção de sua manifestação no ensino da arte que, talvez, não esteja sendo entendida como tal,
numa região extremamente carente e desamparada, que, distante de grandes centros, encontra-se sempre às margens dos interesses do governo estadual. Este contexto
configura-se na cidade de Chapecó a cerca de 600 km a oeste da capital do Estado de Santa Catarina e cuja formação demográfica é oriunda de levas de colonizadores
Italianos e Alemães e Gaúchos, Caboclos e Índios entre outros. Atualmente, a migração para esta região em busca de oportunidades multiplica ainda mais a população. E nesse
contexto, a política local que esteve por demais preocupada com o desenvolvimento econômico na procura de soluções para o inchaço do desemprego e a instabilidade
financeira parece estar cega para a problemática que se cria pela falta de incentivo à cultura. Acreditando que estas conquistas demandem tempo, trabalho efetivo e permanente, tendo ainda como arrimo o trabalho dos arte-educadores em processo de formação inicial pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÖ, vislumbro como um dos possíveis caminhos a serem seguidos, a construção de uma
base social sólida firmada por princípios éticos e críticos através da educação. Assim, penso numa prática fomentada pela identificação de facetas que compõem a diversidade
cultural derivada das múltiplas etnias que formam o município de Chapecó e região, de modo a criar subsídios ao ensino da Arte. Buscando na cultura Guarani um referencial a respeito da atividade ceramista de modo a desencadear processos de ensino que culminem com a compreensão da cerâmica artística e outras formas de representação na arte contemporânea. Assim, surge a proposta para o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada ao ensino da Arte, e mais especificamente àquele que se faz através de conhecimento, técnicas e expressões da cerâmica, assumindo como principal referencial a tradição ceramista indígena identificada por um longo período anterior ao contato com o colonizador, isto por não haver na região nenhuma outra forma de expressão artística através da cerâmica que possa auxiliar na compreensão de problemas referentes ao
ensino da Arte.