O trabalho dos professores na escola e a busca por excelência: um estudo sobre mecanismos de avaliação
Date
2013-07-24Metadata
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A educação brasileira, em especial no âmbito escolar, passa por diferentes processos de avaliação, principalmente através de provas realizadas com estudantes dos diferentes níveis de ensino. Em decorrência, há a crença que a excelência é obtida à medida que os objetivos e critérios de avaliação são contemplados. Entretanto, os mecanismos de avaliação estão imbricados por ideologias que os orientam e organizam e que podem gerar um mascaramento do real, legitimando certas relações como verdadeiras. Em meio a esta realidade, o trabalho dos professores passa a ser um dos principais fatores para reproduzir relações ou para promover transformações. Por sua vez, a busca por excelência no trabalho dos professores orienta-se pelos sentidos que estes profissionais atribuem ao que consideram excelência. Portanto, este estudo, de abordagem qualitativa, aprofunda reflexões sobre estas questões a partir dos discursos de seis professores. Tem-se como contexto o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, renomado na região por seu desempenho em processos avaliativos, em especial o Exame Nacional do Ensino Médio. Optou-se por entrevistar professores deste Colégio para conhecer os sentidos que produzem sobre excelência no trabalho, considerando sua relação com os mecanismos de avaliação externa. Na primeira etapa de produção de dados houve a aplicação de questionário e, após a análise dos dados produzidos, as considerações foram levadas para discussão em um grupo de interlocução. A interlocução permitiu aos sujeitos rever, analisar e reelaborar o próprio discurso. O processo de análise dos dados fundamentou-se na proposta de Análise de Conteúdo, enquanto que a perspectiva teórica para a produção como um todo é dialética. Deste modo, o estudo proporcionou, além de aprofundamentos no conhecimento científico, possibilidades de transformação da práxis pedagógica e a participação dos professores no (re)conhecimento do conceito de excelência a partir das influências de mecanismos de avaliação externa. Em meio às diversas exigências desses mecanismos os professores encontram maneiras de preservar seus anseios pela educação integral de seres humanos, desenvolvendo seu trabalho como profissionais autênticos.