A sala de aula como espaço de ressignificação da ludicidade e da amorosidade na formação docente
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2014-03-07Metadatos
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Esta pesquisa se desenvolveu no Programa de Pós-graduação em Educação, nível de Mestrado e na Linha de Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional (LP1). Teve a orientação do Professor doutor Valdo Barcelos. O Tema desta investigação está centrado na ressignificação da formação do professor e tem como foco a ludicidade e a amorosidade. Tendo como espaço investigativo o contexto de duas salas de aula de uma Escola Pública Municipal da cidade de Santa Maria RS. Evidenciamos que a formação docente não se restringe somente ao contexto acadêmico, mas, também, ao espaço escolar e a sala de aula, principal lócus de atuação e ressignificação profissional. Nesse sentido, a prática pedagógica por um viés lúdico e de amorosidade deve fazer parte, não só da perspectiva formativa do professor, mas, de sua prática no contexto da Educação Básica. A metodologia é de cunho qualitativo. O projeto está estruturado em três capítulos: I Abordamos aspectos da formação inicial e continuada do professor tendo como perspectiva a amorosidade e a ludicidade como possibilidades de ressignificação da profissão docente. II Desenvolvemos aspectos significativos da prática pedagógica no contexto da sala de aula como possibilidade na formação emancipadora da criança. III Verificamos as possibilidades da ludicidade e da amorosidade ressignificar a prática docente e a formação da criança. Assim, mais do que buscar respostas, procuramos ponderar prováveis informações que se estabeleçam como possíveis contributos teóricos e epistemológicos para mediar e edificar as práticas de formação do professor. Nosso objetivo maior foi contribuir com a ampliação do repertório de conhecimentos e de saberes considerados necessários para a prática docente.