Performance multidisciplinar nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação: produção de materiais didáticos hipermidiáticos no Moodle
Fecha
2014-03-20Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Neste estudo, investigou-se a performance da Equipe Multidisciplinar da Universidade
Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nas ações de
pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a produção de materiais didáticos
hipermidiáticos no Moodle. Como objetivos, elencaram-se: acompanhar e registrar as ações
no processo de orientação à elaboração de materiais didáticos no Moodle; atualizar o
formulário de indicadores Perfo_List como metodologia para ações retrospectivas e
prospectivas na equipe; programar uma disciplina no Moodle, para exemplificar recursos
hipermidiáticos associados a atividades de estudo; e elaborar indicadores de orientação
pedagógica, para estruturação hipermidiática de recursos e atividades de estudo no
ambiente virtual. Para alcançar os objetivos propostos, desenvolveu-se pesquisa-ação
estabelecendo etapas cíclicas de planejamento, implementação, avaliação e replanejamento
das ações que permeiam a produção de materiais didáticos hipermidiáticos. As estratégias
de pesquisa-ação sustentaram-se nas proposições de três matrizes mediadoras: a Matriz
Dialógico-Problematizadora (MDP), a Matriz Temático-Organizadora (MTO) e a Matriz
Temático-Analítica (MTA), as quais orientaram, respectivamente, a coleta de dados, sua
organização e sua análise. Os instrumentos de pesquisa (diário de observação participante
e questionários tipo survey) nortearam-se nas dezesseis questões da MDP e nos
indicadores do formulário Perfo_List. Por conseguinte, esta pesquisa-ação está estruturada
em cinco capítulos, fundamentados na concepção freiriana de Educação Dialógico-
Problematizadora, na Teoria da Rede de Mediadores e na Teoria da Atividade de Estudo. À
luz das categorias analíticas (inovação tecnológico-pedagógica e interação colaborativa)
eleitas, os resultados da pesquisa-ação, sustentados na triangulação dos dados, apontam
que a performance multidisciplinar potencializa a integração da hipermídia na produção de
materiais didáticos. Portanto, as ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação,
pautadas na interação colaborativa da equipe, geram inovações tecnológico-pedagógicas
potencializadoras de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede.