Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis
Abstract
A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). Como objetivo geral, buscou-se compreender o processo de construção da docência de instrumentistas bacharéis que atuam como professores de instrumento. Especificamente, procurou-se compreender seus processos formativos e investigar os saberes que esses professores mobilizam na docência do instrumento. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou como metodologia a investigação biográfico-narrativa (BOLÍVAR, DOMINGO, 2006), por meio da qual foram produzidas as narrativas de três bacharéis formados pela UFSM, professores de instrumento. Por meio da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013), foram criadas categorias de análise dos dados das narrativas, os quais foram interpretados com base no referencial teórico adotado. Neste sentido, a escrita sobre a aprendizagem da docência e sobre os saberes mobilizados durante a prática pedagógica teve como base estudos de Gauthier et al. (2006), Tardif (2012), Bolzan (2002), Bolzan e Isaia (2006) e Isaia e Bolzan (2009, 2010). Conscientes de que as narrativas dos três colaboradores não representam a totalidade dos percursos formativos para a docência, concluímos que cada bacharel em instrumento torna-se um docente-bacharel através da construção e da mobilização de saberes, os quais são integrados ao ser professor por meio da formação e da experiência com a prática pedagógica. Além disso, apontamos que além dos saberes descritos por Gauthier et al. (2006) e Tardif (2012), identificamos o saber da performance, específico ao professor de instrumento.