Um estudo sobre emprego e trabalho com egressos do Colégio Técnico Industrial vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, no período de governo Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Roussef (2005 - 2012)
Fecha
2014-08-04Metadatos
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Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa II Práticas Escolares e Políticas Públicas (LP2), do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Grupo Kairós Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, ambos, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. A pesquisa objetivou a análise e a compreensão do movimento e a inserção dos estudantes que realizaram os Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica e Segurança do Trabalho, na Modalidade Subsequente (Turmas entre os períodos 2005-2012) no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria vinculado a Universidade Federal de Santa Maria/RS e que, em sua maioria, ingressaram no mundo do trabalho, descrevendo a dinâmica e a transição ocorrida no espaço e tempo decorridos entre Escola e Empresa, tentando-se configurar as reais necessidades dos sujeitos envolvidos. Partiu-se da proposição de que a possibilidade da realização de um curso técnico, pode influenciar decisivamente na configuração das fronteiras de convivência dos sujeitos, determinando as suas reais condições de vida e enfrentamento com o mundo do trabalho, emprego e empregabilidade. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico/metodológico a análise dialética, compreendida como possibilidade crítica de análise dos fenômenos, com base no Materialismo Histórico. Como procedimento, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com quarenta e quatro estudantes. Para análise e sistematização dos dados produzidos, utilizaram-se princípios da Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2011), em consonância com a compreensão dialética. Como resultado, confirmou-se a proposição inicial que justificou a escolha do campo e dos sujeitos a serem investigados, assim como foi corroborada a problemática proposta, pois 86% (38) dos sujeitos entrevistados atualmente trabalha na sua área de formação técnica; 82% (36) do coletivo evidenciou o aumento da renda após a conclusão do Curso Técnico e o grau de satisfação com a área de formação técnica escolhida, atingiu um índice total de 98% (43), revelando ainda que 93%, isto é, 40 de 44 entrevistados confirmam a importância da Educação Profissional para o seu ingresso e permanência no mundo do trabalho.