A gestão escolar democrática em interlocução com a qualidade na educação infantil
Date
2014-07-10Metadata
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A educação infantil se constitui como campo do conhecimento em construção, e nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas tem enfatizado a importância desta etapa educativa. Deste modo, a presente pesquisa se justifica por ser um estudo no âmbito das práticas educativas na educação infantil em articulação com as políticas públicas, propondo assim, reflexões acerca da gestão escolar democrática. Teve como objetivo investigar os princípios e mecanismos de gestão escolar democrática presentes nas seis instituições públicas de educação infantil de Santa Maria/RS pesquisadas, tendo como referência a Lei Municipal 4740/03 no contexto das políticas públicas vigentes e a sua repercussão na qualidade da educação infantil. O aporte teórico está baseado em Àries (1986), Bujes (2001), Kuhlmann Jr (1998) sobre a história da infância e das instituições que atendem às crianças pequenas, e Oliveira-Formosinho e Formosinho (2013) acerca da pedagogia da participação, bem como nos estudos realizados por Campos e outros (2006), Moss (2002) e Côrrea (2003) a respeito da Política Nacional de Educação Infantil (PNEI) (2006) e sobre a qualidade da educação infantil. Ainda nas produções de Lück (2006), Ferreira (2001), Libâneo (2006) e nas bases legais vigentes acerca da gestão escolar democrática. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo por opção epistemológica devido à natureza do estudo. Para coleta e produção dos dados utilizamos questionários com perguntas direcionadas, aplicados diretamente com a direção e professores das instituições públicas municipais de educação infantil pesquisadas. Com este estudo evidenciamos que os princípios e mecanismos de gestão escolar democrática, bem como a Lei Municipal 4740/03 necessitam ser aprofundados nas instituições pesquisadas. Concebemos que a gestão escolar democrática perpassa todo o cotidiano da instituição de educação infantil e deste modo possui interlocuções com a qualidade do atendimento as crianças que se vinculam as intencionalidades educativas e repercutem nas práticas pedagógicas.