Mesclas entre livro didático, experimento real e experimento virtual no ensino e aprendizagem de Física no ensino médio
Resumo
O principal objetivo desta pesquisa foi planejar, implementar e analisar
atividades de ensino-aprendizagem de física, visando a mescla entre três tipos de
recurso didático (Livro Didático, Experimento Real e Experimento Virtual
Simulador), durante a mesma atividade. Neste contexto, o problema de pesquisa
buscou analisar se a utilização mesclada destes recursos potencializa a
compreensão dos conceitos físicos trabalhados durante as atividades. O
desenvolvimento da pesquisa deu-se em uma turma do Ensino Médio de uma escola
na região central de Santa Maria, RS. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação,
tendo como característica a inserção do pesquisador na comunidade a ser analisada
e também apresenta momentos de ação, observação, reflexão e replanejamento. Os
resultados, a partir da análise dos dados coletados através dos questionários de
pesquisa, diários de bordos e respostas dos estudantes nos trabalhos propostos,
indicam que existem pontos semelhantes entre os recursos didáticos mesclados e
foi possível concluir que estes potencializaram a compreensão dos conceitos de
física pelos estudantes.