Evasão escolar: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Porto Nacional
Date
2015-04-09Metadata
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Esta pesquisa versa sobre a evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO - Campus Porto Nacional, como uma das preocupações que afligem não só o Instituto, mas outras unidades escolares e que pode ocasionar várias consequências na vida das pessoas. Tem-se com objetivo analisar os fatores intervenientes da evasão escolar no âmbito federal e suas repercussões no processo educacional do Instituto Federal do Tocantins Campus Porto Nacional, considerando os conflitos existentes na implementação das políticas públicas na Educação Profissional. E, como objetivos específicos, compreender como as políticas públicas para a educação profissional são formuladas e suas relações com os processos educacionais do Instituto Federal do Tocantins Campus Porto Nacional; compreender as condições de permanência dos alunos em relação ao currículo e a formação de professores para a educação profissional e identificar os fatores intervenientes que provocam a evasão escolar. A abordagem metodológica utilizada foi quanti-qualitativa através do estudo de caso. Para o embasamento teórico recorreu-se às pesquisas documentais sobre a Educação Profissional no Brasil, utilizou-se autores como Manfredi (2002), Pereira (2003), Romanelli (2005), entre outros; na área de políticas públicas aplicadas à educação, buscou-se Kuenzer (2006), Oliveira e Duarte (2001), entre outros e, sobre a evasão escolar, recorreu-se a estudos feitos com autores como Marchesi (2004), Patto (1993), Arroyo (1993), além da legislação vigente. Trabalhalhou-se a triangulação das fontes: dados do Censo da Educação Superior e do Educacenso, elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, relatórios da Coordenação de Registros Escolares - CORES do Campus Porto Nacional. Foram analisadas as turmas que tiveram grande índice de evasão, no caso as turmas de Técnico em Vendas e Licenciatura em Computação, no período de 2010 a 2013. Entre os entrevistados temos três alunos evadidos da Instituição que foram localizados e estudados, além disso, 2 professores, 2 Coordenadores de Curso, 1 Técnico em Assuntos Educacionais, 1 Assistente de Aluno e 1 Assistente Social. Destaca-se que algumas das causas da evasão são: incompatibilidade de conciliar os estudos com o trabalho; alunos que não se identificaram com curso; alunos com dificuldade de aprendizagem; e tem como uma das consequências o fechamento de um dos Cursos do Instituto Federal Campus Porto Nacional. Pretendeu-se com esta dissertação contribuir para o aprofundamento de discussões, a fim de combater à evasão escolar no Instituto Federal de Educação.