O auxílio de formação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas: a assistência estudantil em xeque
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2015-02-25Metadatos
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Este estudo investigou o Programa Auxílio de Formação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas, inserido na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi compreender as possíveis contribuições do Auxílio de Formação Profissional para a efetivação dos objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil, os quais tratam da ampliação das condições de permanência dos jovens na educação. A abordagem da pesquisa utilizada foi qualitativa e a coleta de dados executada por meio de três fontes: observação, análise de documentos do setor de serviço social do IFTO - Campus Palmas e entrevista semiestruturada. Os oito sujeitos de pesquisa foram os bolsistas da modalidade de ensino médio integrado do referido programa. A análise de dados foi fundamentada na vertente materialista histórico-dialética. Para embasamento teórico, utilizou-se Almeida (2000), Boneti (2006), Teixeira (2002), Silva (2002), Mauriel (2010), Guimarães-Iosif (2009), Gimeno Sacristán (2002), Faleiros (2008), Mota (1995), Romanelli (2009), dentre outros, além da Lei de Diretrizes Básicas da Educação, n. 9.394 (BRASIL, 1996) e do Programa Nacional de Assistência Estudantil, Decreto n. 7.234/2010 (BRASIL, 2010), os quais tratam dos direitos e da ampliação da permanência dos jovens na educação. Espera-se, por meio da pesquisa, contribuir para o êxito, no sentido de permanência e na perspectiva de inclusão social, da educação dos bolsistas que vivem em uma realidade permeada pelas desigualdades sociais. O resultado da pesquisa mostrou que os estudantes os quais foram contemplados com o Auxílio de Formação Profissional obtiveram melhoras significativas como: aumento da renda familiar, redução das desigualdades sociais no âmbito escolar, aumento da frequência e notas escolares, inclusão social, permanência e sucesso na conclusão de seus cursos.