Invenções cartográficas uma poética da criação... imagens cotidianas
Fecha
2007-03-30Metadatos
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A presente pesquisa realizada no Curso de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa Educação e Artes, advém de atividades exercidas entre 2001 e 2003 na Escola de ensino fundamental incompleto Intendente Manuel Ribas, situada na Vila Caturrita da cidade de Santa Maria-RS, na qual não
havia uma prática voltada para o ensino da arte. Os sujeitos da pesquisa são alunos da 2ª, 3ª e 4ª séries. A vila é estigmatizada e conhecida como Lixão , devido ao fato de localizar-se aí o depósito de lixo da cidade e a maioria dos trabalhadores obterem seu sustento através deste, em condições desumanas, sem a mínima proteção, com baixo retorno financeiro e sob uma situação de exploração por parte das empresas que negociam o produto de seu trabalho . A metodologia empregada pretende cartografar os encontros entre os envolvidos e as afecções produzidas pelos diálogos da práxis; a abordagem é qualitativa; os instrumentos usados para a coleta de dados são a observação direta e participante,
análise do processo de criação, diário de campo e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa tem por objetivos investigar como se desenvolve o processo criativo nos sujeitos envolvidos e em que medida, o desenvolvimento da linguagem visual potencializa a construção de subjetividades elacionando-se com o cotidiano vivencial e o contexto social no intento de abrir possibilidades para a produção de um fazer
comum potencialmente ativo. Pensando "o fora" da escola, e a própria como inserida neste contexto e sistema, as experiências vividas através da ação criativa proporcionaram o desenvolvimento cognitivo e refletiram-se em produção de sentido, autonomia, iniciativa, flexibilidade, sensibilidade e autoconfiança, sem que estas características viessem a produzir uma identidade universal, modeladas segundo as
práticas educativas que tentam enquadrar à todos em uma assepsia controlada por regras de submissão