O trabalho pedagógico, as políticas públicas de universalização da educação básica e o curso normal: entre cabotagens, naufrágios e travessias.
Abstract
O presente estudo trata do Trabalho Pedagógico e das Políticas Públicas de Universalização da Educação Básica, foi realizado a partir da participação na Linha de Pesquisa 02 Práticas Escolares e Políticas Públicas e no Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Educação, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por objetivo analisar em que medida os discursos dos professores sobre seu trabalho pedagógico no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB), de Santa Maria RS, evidenciam possibilidades e entendimentos de universalização da Educação Básica contidas nas Políticas Públicas Educacionais, a partir de 1996. Como método e teoria de conhecimento fundamentou-se a investigação no Materialismo Histórico Dialético. O estudo é de abordagem qualitativa e os dados foram produzidos através da análise documental dos Documentos do IEEOB (Proposta Pedagógica, Projeto Pedagógico do Curso Normal, Projeto Pedagógico do IEEOB e Regimento Escolar do Curso Normal) e das Políticas Públicas de Universalização da Educação Básica (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Resolução CNE/CEB nº 2 de 1999; Lei nº 10.172/2001, PNE 2001; Resolução CNE/CP nº 1/2006; Emenda Constitucional nº 59/2009 e a Lei nº 13.005/2014, PNE 2014), de entrevistas com 19 professores do Curso Normal do IEEOB. Além do Grupo de interlocução. Utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo para análise dos dados produzidos. Os professores evidenciam como entendimento de Universalização da Educação Básica a possibilidade da produção da cultura e do conhecimento, em um processo de transformação de si, dos estudantes e da realidade na Escola. Avalia-se que as políticas públicas educacionais impactaram o IEEOB e Curso Normal, alterando, desde os tempos e os espaços dedicados ao trabalho pedagógico, até sua realização. Percebeu-se a precarização do trabalho dos professores, através da baixa remuneração e da intensificação do trabalho. Os professores foram afastados da dimensão ontológica do trabalho, reconhecendo que, por vezes, transformam-se em autômatos. A Escola, o Curso Normal e os professores não relacionam as Políticas Públicas Educacionais diretamente às mudanças ocorridas na realidade educacional do IEEOB, porém percebem suas ambiguidades através desta mesma realidade como foi constatado no Grupo de interlocução. Os discursos dos professores a respeito de seu trabalho evidenciaram que as Políticas Públicas Educacionais, de modo geral, afetaram ideologicamente o trabalho pedagógico do Curso Normal do IEEOB.