Sentidos da escola para jovens estudantes de ensino médio diante de práticas pedagógicas diferenciadas: um estudo de caso
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2015-08-14Metadatos
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A presente investigação está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e
Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Santa Maria. Teve por problema: como as práticas pedagógicas
diferenciadas de educadores podem contribuir na construção do sucesso escolar de
jovens estudantes do ensino médio em escolas públicas? Como objetivo geral de
analisar a possível relação entre as práticas pedagógicas diferenciadas de
educadores e o sucesso escolar de jovens estudantes do ensino médio público . Os
objetivos específicos são: Identificar os jovens que estão presentes no contexto das
escolas elencadas ; verificar as práticas pedagógicas diferenciadas de educadores
que trabalham no ensino médio público ; investigar jovens estudantes do ensino
médio que vivenciaram práticas pedagógicas diferenciadas ; distinguir trajetórias de
sucesso escolar de jovens estudantes do ensino médio . Esta é uma pesquisa de
abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Muitos educadores do ensino médio
público realizam práticas pedagógicas diferenciadas em suas aulas visando à
aprendizagem e o sucesso escolar dos estudantes e é nessas experiências
escolares que a pesquisa foi pautada, abordando tanto o olhar do educador quanto
do jovem educando, ambos sujeitos desse processo. A pesquisa teve como
referencial teórico as juventudes, o ensino médio, as práticas pedagógicas
diferenciadas dos educadores e por fim o sucesso escolar. O aporte teórico é um
diálogo com Dayrell (2003), Azevedo, Reis (2013), Lahire (1997), Freire (2011; 1997;
1990) entre outros autores, trazendo ainda como subsídio teórico alguns
documentos oficiais que norteiam a educação brasileira. Assim, emergiram como
categorias de análise as juventudes presentes nas escolas pesquisadas, a prática
pedagógica dos educadores, a relação educador/educando e o sucesso escolar.
Observamos como resultado desse estudo a multiplicidade dos jovens que
frequentam a escola; a importância da qualificação das relações dos sujeitos da
escola, estabelecida no respeito, afetividade e escuta por ambas as partes para que
o processo de ensino/aprendizagem se concretize e os jovens estudantes
consolidem situações de sucesso escolar.