Significados atribuídos pelos jovens estudantes ao ensino médio integrado à educação profissional: um estudo de caso
Fecha
2015-09-04Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta Pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas
Públicas do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de
Santa Maria e tem como problema a seguinte questão: Quais os significados
que os jovens estudantes do Instituto Federal Farroupilha Câmpus São Vicente
do Sul atribuem ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional? A partir
deste questionamento buscou-se analisar os significados que os jovens do
Instituto Federal Farroupilha Câmpus São Vicente do Sul atribuem ao Ensino
Médio Integrado à Educação Profissional. Especificamente, objetivou
contextualizar Juventudes, Educação Profissional no Brasil e a modalidade
Integrada desta ao Ensino Médio; traçar um perfil dos estudantes dos cursos
de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Instituto Federal
Farroupilha Câmpus São Vicente do Sul; identificar a concepção e as
expectativas dos jovens estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação
Profissional em relação ao futuro; identificar o significado do curso de Ensino
Médio Integrado à Educação Profissional para os jovens estudantes. Neste
trabalho dialogou-se com os autores Abramo (2005), Dayrell (2003), Fazenda
(1992), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); entre outros. Esta pesquisa
qualitativa utilizou o estudo de caso como forma de investigação e entrevistas
como instrumento de coleta de dados que após obtidos, foram organizados a
partir de categorias para então serem analisados em consonância com o
problema de pesquisa e o diálogo estabelecido com os autores. Entre os
resultados, destaca-se que o ensino médio integrado à educação profissional é
compreendido pelos estudantes como uma maneira de juntar disciplinas que
possam se complementar ou então fazer dois cursos ao mesmo tempo. A
profissionalização, neste caso aparece como algo a mais que poderá ser útil no
futuro.