Artes visuais e tecnologias digitais na formação continuada dos profissionais de ensino médio
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Date
2006-03-01Primeiro membro da banca
Medeiros, Maria Beatriz de
Segundo membro da banca
Porto, Tânia Maria Esperon
Metadata
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A presente pesquisa faz parte da Linha de Pesquisa Educação e Artes,
do programa de Pós-Graduação em Educação.O objetivo deste estudo é
refletir teorias e práticas da Arte e a Formação Continuada de Professores do
Ensino Médio, tendo presente a processualidade educativa no Ensino de Artes
Visuais frente às Tecnologias Digitais. O interesse pelo tema surgiu através da
percepção da inexistência de um trabalho em Arte e as Tecnologias Digitais,
exigência explícita da educação contemporânea. Na busca de um melhor
entendimento e compreensão das questões que envolvem o tema, o
fundamento teórico foi balizado no pensamento de Pierre Lévy (1993 e 1996),
Diana Domingues (2003), Edmond Couchot (1998 e 2003), Luiz Paulo
Leopoldo Mercado (1999), Suzete Venturelli (2004), Maria Beatriz de Medeiros
(2005), Tânia Maria Esperon Porto (2003), Ana Luiza Ruschel Nunes (2004),
Ana Mae Barbosa (2002), Lucimar Bello Frange (2002), Lucia Santaella (2002),
e outros mencionados no corpo da dissertação. A abordagem da pesquisa é
qualitativa, através de um Estudo de Caso. Os instrumentos de coleta de
dados constituíram-se do questionário e entrevistas semi-estruturadas, da
observação participante, do diário de campo, da análise documental, do
portfólio e da prática com as tecnologias digitais, formando um conjunto de
dados emergindo informações pertinentes a pesquisa. O espaço da pesquisa
foi a Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes,
localizada à Rua Gonçalves Ledo, 565, bairro Camobi, na cidade de Santa
Maria/RS. Fizeram parte da mesma, duas professoras de Artes Visuais,
atuantes no Ensino Médio da Escola. A importância da atualização, de uma
formação contínua foi o objeto da investigação com os sujeitos, pois como
profissionais mediadores do processo educacional contemporâneo envolvidos
em um processo permanente de investigação participativa, reflexiva e
contextualizada da arte-educação. Através da reflexão sobre o ensino da arte
e da formação continuada, especificada nesse caso, por meio das tecnologias
digitais, é possível (re)conceituar, contextualizando conteúdos, métodos e
metodologia, frente às práticas educativas. De posse dos dados coletados,
realizou-se a análise com o cruzamento das informações que possibilitaram,
além de algumas interpretações, principalmente a motivação a uma prática
reflexiva e a incorporação no processo de formação continuada para os professores de Artes Visuais. Ao longo da pesquisa percebeu-se que os
conhecimentos de Arte Visuais, no contexto contemporâneo da escola
pesquisada, vêm sendo trabalhados de forma descontextualizada, estagnados
na Arte Moderna. Neste sentido, pode-se inferir que o processo de reflexão
inexistia pelo desconhecimento dos saberes da Arte e sua História, portanto,
pela falta de processos de formação continuada. A falta destes processos e a
busca de atualização eram tênues, ocorrendo na freqüência em cursos, não
específicos, e algumas leituras. Conclui-se que a utilização de tecnologia
digital no ensino da arte não acontecia. Infere-se que o caminho para novos e
possíveis mudanças do olhar do professor para sua atuação profissional no
Ensino de Artes Visuais é sem dúvida a busca da Formação Continuada,
realimentando para novas perspectivas frente às Artes Visuais e a Tecnologias
Digitais. Infere-se também que as práticas educativas em Artes Visuais foi
permanentemente desenvolvidas no processo compartilhado, tendo presente a
reflexão na ação, sobre a ação e sobre a reflexão na ação, a partir do contexto
dos professores e da escola, dando visibilidade a processos formativos na
perspectiva do Ensino da Arte contemporânea conectando a arte digital, e
exigindo outras possibilidades de pressupostos e processos de criação na
Formação Continuada de professores.