Escola e instituição de acolhimento: articulações necessárias para a acessibilidade de estudantes com deficiência
Date
2016-08-09Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa parte de inquietações sobre a acessibilidade na educação e a articulação entre escola e instituição de acolhimento. Esta pesquisa delimitou-se aos estudantes com deficiência em situação de acolhimento institucional e às articulações que são necessárias entre a escola e a instituição de acolhimento para promover acessibilidade a eles. Para chegar a essa delimitação, a questão-problema do estudo foi: Como acontece a articulação entre escola e instituição de acolhimento em relação à acessibilidade de crianças e adolescentes com deficiência? A fim de responder à questão, estabeleceu-se o objetivo geral: investigar como as ações referentes à acessibilidade para crianças e adolescentes com deficiência constituem-se na prática da escola e da instituição de acolhimento. Para chegar ao geral, os objetivos específicos foram: verificar qual o entendimento sobre acessibilidade possuem os profissionais que trabalham na escola e na instituição de acolhimento; identificar como é o acompanhamento da mãe social responsável por crianças e adolescentes com deficiência na escola; e analisar como se estabelecem as relações entre a escola e a instituição de acolhimento para a promoção da acessibilidade. A pesquisa aconteceu em uma instituição de acolhimento, uma escola e em uma escola especial. Os participantes foram: a Equipe Técnica e as Mães Sociais da instituição de acolhimento; e as diretoras das escolas. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e, para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações. Com a realização da pesquisa, constatou-se que, mesmo com avanços nas políticas públicas que tratam a respeito dos direitos dessas crianças e adolescentes, eles ainda enfrentam barreiras diariamente. Além disso, verificou-se que o entendimento sobre acessibilidade permanece sem muito esclarecimento, causando confusão com o termo acesso e aparecendo nos relatos, geralmente, atrelado a estruturas arquitetônicas. Também foi identificado que o acompanhamento escolar pela mãe social acontece por meio de reuniões, conversas e bilhetes, sendo que, em domicílio, encontra dificuldades para acompanhar a todos em suas tarefas. A respeito das relações entre escola e instituição de acolhimento, as participantes enfatizaram ser positiva. Porém, percebeu-se que a articulação para a acessibilidade ainda é incipiente e necessita mobilizações para sua concretização. Diante disso, acredita-se que a relevância desta pesquisa está em oportunizar a compreensão da realidade encontrada e vivenciada nas escolas e nas instituições de acolhimento que atendem a crianças e adolescentes com deficiência. Sendo essa uma temática pouco explorada, salienta-se a sua contribuição ao meio acadêmico.