MPM Propaganda São Paulo S/A.: glossário de documentos impressos
Abstract
Esta pesquisa tem como escopo a elaboração de um glossário de documentos para a MPM Propaganda São Paulo S/A., com vistas a agilizar as atividades de identificação, arranjo e descrição de peças publicitárias impressas produzidas por essa agência. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso para denominar os documentos relacionados às peças publicitárias impressas mais utilizadas pela MPM no período entre 1973 e 1991, para a composição desse instrumento. Esta pesquisa cumpriu oito etapas, iniciando com a seleção de setenta e oito peças impressas que foram, posteriormente, fotografadas e inseridas em planilha, com a denominação do documento a partir da utilização do vocabulário controlado, os preceitos da Arquivologia e da Diplomática Contemporânea. Para a realização desse trabalho, também, foram necessárias pesquisas na área da Publicidade para o entendimento da produção do documento arquivístico publicitário de atividade-fim. A utilização desse glossário nas funções arquivísticas facilitarão os procedimentos nos arquivos, padronizando a denominação dos documentos, proporcionando agilidade na recuperação das informações e dos documentos aos usuários. Dada a importância do fundo documental da MPM, esta pesquisa contribuirá, também, para o estudo e análise da história da publicidade desenvolvida no país e em particular, no estado do Rio Grande do Sul, por conter registros de interesse público e social, servindo de fonte de pesquisa aos acadêmicos, pesquisadores e à sociedade em geral. Além disso, servirá de subsídio a intervenções em outros arquivos publicitários, tendo em vista a carência de recursos bibliográficos tanto na área de Arquivologia quanto na área de Publicidade.
Collections
- Gestão em Arquivos - EaD [245]