Eu sou professora, e agora? – As significações imaginárias de professoras da educação básica sobre a docência
Resumo
A dissertação intitulada Eu sou professora, e agora? As significações imaginárias de professoras da educação básica sobre a docência, vinculada a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), buscou conhecer os imaginários dos professores da educação básica sobre a docência, identificando os motivos pelos quais eles continuam na profissão. A metodologia adota uma abordagem qualitativa e está dividida em dois momentos principais: a pesquisa bibliográfica e a construção e análise dos dados. Os estudos bibliográficos sobre o imaginário social encontram-se amparados, principalmente, nas teorizações de Augras (2009), Castoriadis (1982), Gens (2006), Losada (2006); sobre formação de professores em Nóvoa (2009), Oliveira (2000, 2006, 2009) entre outros. Como instrumento de construção de dados utilizou-se a história de vida, através dos relatos orais e das escritas autobiográficas que instigaram a exercícios de reflexão sobre o sentido da docência na vida do professor, sendo a análise dos dados ancorada na abordagem hermenêutica. Os participantes da pesquisa são quatro professoras da educação básica de Santa Maria que atuam em duas redes de ensino. Com o desenvolvimento da pesquisa, percebeu-se que as professoras avaliam a rede pública municipal como a que mais contribui para que se sintam bem como docentes devido a questão salarial, a possibilidade de fala e apoio dos gestores escolares. A rede estadual foi identificada como a que oferece as piores condições de trabalho aos docentes tendo em vista o parcelamento dos salários e o grande número de alunos na sala de aula. A rede particular, apesar de oferecer as melhores condições de trabalho, é a que mais tem contribuído para o mal-estar docente tendo em vista as cobranças que são impostas no que diz respeito ao trabalho efetivo do professor em sala de aula e que, na maioria, são executadas fora do espaço escolar. O trabalho aponta ainda que o reconhecimento de pais e alunos diante do trabalho que desenvolvem e as relações com as colegas de trabalho são aspectos que as professoras ressaltam como os que impulsionam o seu desejo de estar na escola como professores.