Ética na formação de técnicos agrícolas de um Centro Federal de Educação Tecnológica
Resumen
A presente investigação visou identificar como se dá a construção do compromisso ético em relação à vida, ao meio ambiente e ao trabalho profissional, na formação dos Técnicos Agrícolas no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, de cunho descritivo, sendo efetivada através dos seguintes instrumentos: análise documental, entrevista semi-estruturada e questionário com questões abertas. O referencial teórico é composto por dois capítulos com direcionamento voltado para: ética na formação de técnicos agrícolas em um Centro Federal de Educação Tecnológica e formação profissional do técnico agrícola no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul. A análise dos dados se deu em três momentos. O primeiro foi a análise das informações por sujeito pesquisado, o segundo foi a análise das informações agrupadas por segmento dos sujeitos, o terceiro foi a relação entre as manifestações dos professores e dos alunos, sendo todos relacionados às categorias. Após conclusão da investigação, constatou-se que a inserção da ética no processo de formação dos técnicos agrícolas, efetuada pelos professores pesquisados, se dá de forma muito consistente e permanentemente, através de várias ações e utilização de vários instrumentos, sendo percebida e absorvida claramente pelos alunos. Participaram da pesquisa seis professores e doze alunos do Curso Técnico Agrícola da referida instituição.