A relação corpo-voz na docência: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
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2007-06-29Metadatos
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Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) O objetivo da pesquisa
foi investigar a relação corpo-voz na docência das professoras de anos iniciais do ensino fundamental como instrumento mediador de seu exercício profissional, bem como analisar a percepção que esses professores possuem a respeito do uso do corpo e da voz na docência. Os estudos de Pacheco (1995), Tardif (2002), Schon (2000) constituíram alguns dos suportes teóricos deste trabalho. A abordagem metodológica caracterizou-se como qualitativa e o método foi o de estudo de caso, com abordagem multicasos. Participaram
desta pesquisa três professoras dos primeiros anos do ensino fundamental em docência na escola pública. A fim de melhor compreender as percepções das professoras, os
instrumentos de coleta de dados utilizados foram: observação, entrevista semi-estruturada, diário de campo, filmagem das aulas das professoras, entrevista de estimulação de recordação. Para levantamento e sistematização dos dados mapeou-se os seguintes tópicos: (1) a percepção das professoras acerca da voz; (2) a percepção das professoras
acerca do corpo; (3) o corpo e a voz das professoras na docência em sala de aula. Esses tópicos foram essenciais para a construção das categorias de análise que constituíram os
resultados finais. Desta forma, foram sendo construídos os caminhos que revelaram as concepções e percepções das professoras sobre o corpo e a voz e a relação corpo-voz
como instrumentos mediadores de suas práticas docentes. Entende-se o corpo e a voz como instrumentos mediadores da prática do professor em sala de aula e parte do
conhecimento prático do professor. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir com reflexões para a formação de professores e como possibilidade de construção nas práticas
docentes