Poéticas visuais em construção: a metamorfose expressiva da criança e a educação (do) sensível
Fecha
2007-05-17Metadatos
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Esta pesquisa vinculada ao Curso de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa em Educação e Artes, foi desenvolvida com uma turma de 3ª série da Escola Antônio Alves Ramos, na cidade de Santa Maria-RS. Objetivou conhecer e analisar o percurso criativo das poéticas
visuais em construção de crianças dos Anos Iniciais, proporcionando tempo e espaço para experenciAÇÃO poética, na interação com a educação (do) sensível. Para tanto, articula um diálogo com as vozes e idéias de Bachelard (1988, 1989, 1994), Richter (2005), Duarte Jr.(2001),
Martins(1998), Maturana e Varela (2002) e Barbosa (2001, 2002). A metodologia utilizada na pesquisa tem por base os princípios de natureza qualitativa através da pesquisa-ação. Apresentase como pesquisa participante, sustentada na experiência para poetizar e fruir arte no cotidiano
escolar, enfatizando o imaginário, o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa foram: observação livre e participante, diário de campo e portfólio. Para tanto, nos percursos criadores das poéticas visuais das crianças, tornou-se evidente que o corpo traz uma história um tempo corporalizado e que não podemos ensina-las a ver e muito menos a imaginar, pensar e agir como nós adultos. Os fazeres exigiam tempos diferenciados, já que cada criança abordava o mundo de modo diferente, em sua inexperiência outra temporalidade o abordavam encantadas, admiradas, espantadas, instigantes. As poéticas visuais em construção permitiram
prazerosamente, descobertas internas que nutrem a essência do sujeito de forma a poder sentir, tocar, misturar, agregar, colar, juntar, modelar, esculpir, traçar. Por isso, trabalhar com a arte é apostar na sintonia do prazer com o sentimento, o afeto e o pensamento para a construção de um mundo de significado e significantes. Um mundo de cores, palavras, pensamentos e ações, onde arte e cognição interagem no trabalho poético e colaboram significativamente na formação
infantil.