Bolsa de assistência ao estudante de graduação em enfermagem como atividade de aprendizagem em um hospital universitário
Resumo
A formação profissional pode ser compreendida como um processo amplo que
aponta para o desenvolvimento integral do estudante. Desta forma, é preciso que as
atividades de aprendizagem possibilitem formar profissionais com uma visão
generalista, sensível, crítica, reflexiva, preocupada com as questões sociais e com a
cidadania. O presente estudo tem por objetivo compreender como as atividades
desenvolvidas pelos estudantes bolsistas de enfermagem em um Hospital Universitário
contribuem para a sua formação profissional. A metodologia empregada está
fundamentada na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso descritivo. O cenário da
investigação foi um hospital universitário e foram sujeitos da pesquisa os estudantes de
enfermagem bolsistas que atuam na referida instituição. Os dados foram coletados por
meio de análise documental, observação sistemática e entrevista aberta. Está
alicerçado fundamentalmente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Graduação em Enfermagem, no referencial teórico de Edgar Morin e Jacques Delors. A
análise dos dados apoiou-se na análise de conteúdo proposta por Minayo (2006). No
decorrer da análise foram identificadas duas grandes categorias, denominadas o
contexto e a expressão e o erro e a ilusão . A análise dos dados revelou que as
atividades desempenhadas pelo estudante bolsista precisam proporcionar o
desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes para que ele possa, de
maneira crítica e reflexiva, criar e recriar sua prática. No transcorrer deste estudo,
dificuldades e propostas foram levantadas com o intuito de colaborar com a formação
profissional em um hospital de ensino.