Ações educativas de enfermeiros no contexto de unidades de internação hospitalar
Abstract
A dimensão do educar apresenta-se no trabalho da enfermagem por meio da educação em
saúde, consolidando o papel dos enfermeiros como um educador, tendo em vista a promoção
da saúde. Na vivência profissional, em unidades de internação hospitalar, observou-se que a
educação em saúde é desenvolvida, mas, em geral, mantêm-se sob a égide da transmissão de
conhecimento de forma vertical e, ainda, é pouco utilizada como ferramenta de promoção da
saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou conhecer as concepções de
educação em saúde de enfermeiros que atuam em unidades de internação de um hospital de
ensino; caracterizar as ações educativas desses enfermeiros e discutir a prática educativa
desses enfermeiros com as tendências pedagógicas de educação. A produção de dados ocorreu
por meio do Método Criativo Sensível. Foram desenvolvidas as Dinâmicas de Criatividade e
Sensibilidade (DCS) Tecendo Histórias, Árvore do Conhecimento e Almanaque com 10
enfermeiros de unidades de internação de um hospital de ensino em maio e junho de 2010. Os
dados foram submetidos à análise de discurso em sua corrente francesa, sendo aplicadas as
ferramentas analíticas: metáfora, polissemia e paráfrase. Os resultados apontaram que as
enfermeiras desenvolvem a prática de educação em saúde no dia a dia por meio de
orientações, nos cuidados diários e nas orientações para a alta hospitalar. Estas atividades são
desenvolvidas em grupo e/ou na orientação individual a beira do leito, tendo por base o
conhecimento científico. Apontaram como dificuldades: as diferentes realidades trazidas
pelos pacientes para o âmbito hospitalar; a falta de estrutura física adequada; a falta de pessoal
e de tempo. Percebeu-se uma tensão entre os modelos pedagógicos crítico e não crítico, na
prática dos enfermeiros tendendo ao modelo pedagógico tradicional prescritivo. Recomendase
investimentos na formação e na educação permanente, buscando integração entre a
assistência, o ensino e a pesquisa. Com isso, almeja-se o fomento e a qualificação das práticas
cuidativas e a valorização da educação em saúde pelo enfermeiro no contexto da internação
hospitalar.