Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Mídias na Educação - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Mídias na Educação - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O blog como ferramenta pedagógica na produção de textos

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (960.2Kb)
Data
2013-12-13
Autor
Nunes, Bárbara Cristine Bottino
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este artigo apresenta a análise do uso do blog como estratégia motivadora em sala de aula, visando à promoção do processo ensino-aprendizagem e subsidiando aulas dinâmicas e colaborativas, num espaço interativo entre professor e aluno, em que o resultado será a produção de textos. A base desta pesquisa é a análise das estratégias linguísticas-cognitivas, produzidas pelos discentes, do 1º ano do ensino médio de uma escola pública, como ferramenta de interação com a professora, em um blog educacional, que tem como objetivo a publicação de temas relacionados as redações dos vestibulares e as discussões dos mesmos de forma criativa, opinativa e respeitando a opinião dos demais colegas, possibilitando ao aluno estudar a Língua Portuguesa de forma mais interessante e motivadora. Foram realizadas atividades que desafiaram os alunos a argumentarem, colocando-se como autores do seu processo de conhecimento. O resultado desta experiência foi a elaboração de um blog educacional com o propósito de uso enquanto ferramenta pedagógica sob a hipótese que o uso do mesmo é motivador para os alunos e pode gerar produções criativas e democráticas. Como estratégia didática demonstra que ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre os resultados obtidos no ambiente escolar, para uma melhor preparação na elaboração de projetos pedagógicos que utilizem blog como estratégia pedagógica.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/743
Coleções
  • Mídias na Educação - EaD [640]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.